Renovação do AVCB

souza-leao-engenharia

Renovação do AVCB , renove seu certificado e mantenha seu imóvel seguro.

O AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar é fornecido a todos os estabelecimentos comerciais, industriais e condomínios residenciais.

Deve ser renovado periodicamente, garantindo que as medidas de segurança sejam cumpridas, mantendo o nível de proteção contra incêndio e assegurando que as pessoas envolvidas estejam protegidas de acordo com as regras e normas previstas na legislação.

 
Renovar o AVCB é um processo definido conforme a legislação estadual de São Paulo, e legislação do Corpo de Bombeiros de São Paulo .

Os  itens verificados pelo Corpo de bombeiros em suas vistorias sempre seguem as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e instruções técnicas do Decreto Estadual 63911/2018 vigente .

Quando o AVCB expira ou  antes de  isso acontecer (que é o ideal ) os responsáveis pelo imóvel devem contratar um responsável técnico e cadastrado no CCB para dar seguimento ao processo de renovação.

O responsável técnico tem como objetivo atestar as condições de funcionamento e manutenção de todas as medidas de segurança instaladas “ in loco” e  posteriormente anexar ao sistema digital do CCB toda documentação exigida para cada caso com  sua ART (anotação de responsabilidade técnica).

 É preciso atenção, no entanto com a vigências dos atestados emitidos pelo responsável técncio que tem a  validade de 1 ano

Atestados que exigem verificação periódica:

  • Treinamento da Brigada de Incêndio;
  • Gás Natural ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP);
  • Plano de Abandono;
  • Grupo Moto Gerador;
  • Instalações Elétricas;
  • Proteção contra Incêndio seguindo as normas NR-23;
  • Sistema de Hidrantes;
  • Sistema de Sprinklers;
  • Sistema de Iluminação de Emergência;
  • Sistema de Alarme de Incêndio e Detecção de Fumaça;
  • Sistema de Pressurização das Escadas.

Corpo de Bombeiros pode vistoriar a qualquer momento

A partir  do último mês de julho de 2015, entrou em vigor em São Paulo a Lei Complementar n° 1257, que instituiu o código estadual de proteção contra incêndios e emergências, estabelecendo.

Entre outras normas, que o Corpo de Bombeiros tem autoridade para fiscalizar e multar qualquer edificação, inclusive condomínios, em casos de irregularidades, sem que isso tenha sido solicitado por proprietário ou por moradores do condomínio.

O Corpo de Bombeiros se encontrar alguma irregularidade poderá advertir o proprietário ou o responsável pelo condomínio, multar e até mesmo cassar o AVCB. Com isso, em casos extremos.

O Corpo de Bombeiros tem até mesmo autoridade para interditar temporariamente o local até que o risco esteja eliminado e os problemas resolvidos.

Renovar o AVCB é de extrema importância para os todos os imóveis, edificações e condomínios no Estado de São Paulo.

A segurança a vida  deve ser a maior prioridade.

Ao renovar o seu certificado procure uma empresa especializada e consolidada no mercado  como a Souza Leão Engenharia contando com engenheiros especialistas para que seja realizado os procedimentos de acordo com a legislação, evitando  sinistros e multas .

1 comentário em “Renovação do AVCB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *